Pierre Cardin!!! - RENATA FONSECA

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Pierre Cardin!!!

Olá pessoal!
Um pouco um estilista que bombava nos anos 80.
Pierre Cardin!



Pierre Cardin, nascido Pietro Cardin (San Biagio Di Callata,2 de julho de 1922), é um  designer de moda italiano naturalizado francês.

Nascido no pequeno vilarejo de Sant'Andrea di Barbarana, no Vêneto, nordeste da Itália, seus pais, agricultores precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924. Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étiene. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, ele chega afinal a Paris. Em 1945, após a Segunda Gierra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947. Não foi aceito na casa de moda Balenciaga.





Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura  três anos depois. Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda  e por seus trabalhos inspirados na "era espacial", com formatos e motivos  geométricos, frequentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais. Em 1954, introduziu o "vestido bolha". Ao lado de Paco Rabanne e André Courréges, Cardin formou a "tríplice aliança" do futurismo na moda.

Cardin foi o primeiro costureiro a considerar o Japão como um mercado de alta moda, quando para lá viajou em  1959. No mesmo ano, foi expulso de Chambre Syndicale de la Haute Couture  por lançar uma coleção Prêt-à-porter  para a loja de departamento Printemps, mas logo foi reintegrado. Contudo, em 1966, renunciou ao seu lugar na Chambre Syndicale e passou a exibir suas coleções no seu próprio espaço, o Espace Cardin, (outrora Théâtre des Ambassadeurs) aberto em  1972 na capital francesa. O Espace Cardin também é usado para promover novos talentos artísticos, como conjuntos de teatro, de música, etc.



Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca