Figurino da série Os dias eram assim - RENATA FONSECA

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Figurino da série Os dias eram assim

Olá pessoal!

Assisti o primeiro capítulo de Os dias eram assim e gostei de primeira! Adoro essas séries que retratam momentos históricos do Brasil e como consegue reproduzir o figurino e decoração das casas daquele período de maneira quase fidedigna. É muita pesquisa com diversos profissionais para reproduzir as décadas de 70/80.

Um pouco sobre a série e construção do figurino.

Os Dias Eram Assim é escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi e tem direção artística de Carlos Araújo. A trama será ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1970 e 1980, próximo ao fim da ditadura militar com o movimento das Diretas Já, a supersérie das 11 mostra a vida de pessoas comuns e seus amores afetados pelo contexto histórico do Brasil na época. E de como este momento foi capaz de interferir em vidas, sonhos e histórias de amor.

O figurino da supersérie Os Dias Eram Assim, assinado por Marília Carneiro, e que mostra as tendências e as características das roupas dos anos 70 e 80.







Vestidos curtos e botas de cano alto eram trend da moda jovem daquele período, conta Marília Carneiro: “A ideia era enfatizar bastante a coxa”, afirma. “Eu gosto muito dessa moda do vestido tubinho com bota, e a franja com cabelão.”

Calças bocas de sino, óculos à lá Jackie Kennedy, biquínis de crochê, produções all jeans e flower power (estampas florais) também fizeram sucesso e vão aparecer com frequência nos looks das personagens. “A Monique, interpretada pela Letícia Spiller, por exemplo, é bem natural, meio californiana. Ela usa saias longas com estampa de flor, esse é o estilo flower power”. Sobre os acessórios que serão usados pelas mulheres do folhetim, Marília aproveita e faz uma aposta:

“O laço de veludo nos cabelos poderia voltar. Acho bonito, feminino e real. Em Nova York ainda se usa muito e adoraria ver esse acessório nas ruas”, sugere a figurinista, sobre o item que marca os looks de Cora (Susana Vieira).

"Óculos grandes foram um chavão da época, porque você não imagina a Janis Joplim ou a Jackie Kennedy sem eles."

Muitas das peças usadas pelas personagens de Os Dias Eram Assim foram garimpadas em brechós ou são vintage – aquele antiguinho original – o que garante um verdadeiro mergulho na moda e nos costumes da época. 


http://gshow.globo.com/Estilo/noticia/figurino-de-os-dias-eram-assim-relembra-tendencias-da-moda-dos-anos-70-e-80.ghtml

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca