8 de maio dia internacional da mulher. Sisters Martha Medeiros - RENATA FONSECA

quinta-feira, 8 de março de 2018

8 de maio dia internacional da mulher. Sisters Martha Medeiros

SISTERS
Sempre que chega próximo  ao "Dia Internacional da Mulher", procuro fugir do discurso de vitimização que a data invoca. Não que estejamos com a vida ganha, mas creio que as mulheres já  mostraram a que vieram, e as dificuldades pelas quais passamos não  são privilégios nosso: injustiça  e violência são  para todos.

Prefiro aproveitar a data, esse ano, para fazer um brinde à nossa importância, não  para sociedade e  nem para a família, mas umas para as outras.

Assistindo ao delicado filme "Caramelo", tive a sensação boa de confirmar que o tempo passa, os filhos crescem, os corações se partem, mas as amigas ficam. Como todos os filmes que abordam amizade e a solidão intro seca de toda mulher, "Caramelo" nos consola, valorizando o que temos de melhor: a nossa paixão, a nossa bravura e o bom humor permanente, mesmo diante de tristezas profundas.

Precisamos de mulheres à nossa volta. Amigas, filhas, avós, netas, irmãs, cunhadas, tias, primas. Somos mais chatas do que os homens, porém, entre uma chatice e outra, somos extremamente solidárias e companheiras de farras e  roubadas. Competitivas?!!!

Talvez, mas isso não corrompe em nada a nossa predisposição  para o afeto, o nosso abraço  na hora da dor.

Aprendemos a compartilhar nossas virtudes e pecados e temos uma capacidade infinita para o perdão. Somos meigas e  enérgicas ao mesmo tempo, o que perturba e fascina os que nos rodeiam.

Brigamos muito, é verdade, temos unhas compridas não  por acaso.
Em compensação, nascemos com o dom de detecção do sagrado nas pequenas coisas, e é por isso que uma amizade iniciada na escola pode completar bodas de ouro, e uma empatia inesperada pode estimular confidências  nunca feitas.


Amamos os homens, mas casadas,  mesmo, somos umas com as outras.


Martha Medeiros.

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca